Feeds:
Posts
Comments

Archive for abril de 2009

ÁGUA

A  personalidade de água quando em equilíbrio transmite calma em seu olhar e introspectiva; a água mais escuta sobre os outros do que fala de si, as pessoas a sua volta nunca sabem ao certo sobre o íntimo da personalidade água (nuca sabe-se sobre uma briga em casa e muito menos o que se passa na cabeça de um elemento água). Uma personalidade verdadeira que te olha nos olhos dá conselhos e realmente se importa com você, é considerada uma pessoa muito companheira. Busca pelo duradouro, profundidade em seus sentimentos, muitas vezes ama calada. Não gosta de mudanças, como exemplo: faz sempre o mesmo caminho de volta pra casa, não gosta de explorar o novo.

O potencial da água é criação se dá muito bem em artes e manuais que dependem de imaginação, um trabalho que exija mais que isso pode descompensar uma personalidade água. Tem a postura de um filósofo, adora explicar e contar histórias. Bastante sético e espiritualista.

A água faz o que tem que fazer de forma objetiva (se gostar do que está fazendo), caso ao contrário se perde. Precisa fazer cada coisa no seu tempo, sem muita cobrança. Tem medo de falhas e se frustra ao perceber que perdeu o controle de sua vida. A instabilidade em sua vida gera um desequilibrio na sua determinação. Precisa de um equilíbrio e força do fogo, pois se a água parar a pessoa fica congelada no tempo, sem ação. Desta forma o elemento que combina com a água para fortalecê-la é o fogo, já o elemento que suga as energias da água é Terra (a terra precisa de água).

Nunca sabemos o que a água está pensando, um destaque do elemento água são o branqueamento dos cabelos. A água hora faz rio (tranquila) mas também pode fazer inundação, isto quer dizer que a água tem uma personalidade muito forte com isso quando o temperamento de água se irrita se assemelha muito a madeira, possui em seu interior o sentimento de vingança.

O órgão que controla a água é o rim considerado o estoque de energia vital, responsável pelo ciclo das águas em nosso corpo. É nesse órgão que estão inseridos os problemas de: medo, insegurança, sexualidade e determinação. Pessoas portadoras de Síndrome do pânico e fobias em geral são tratadas equilibrando seu ponto água. Traumas e culpas.

O medo é a característica principal do elemento água. Todas as pessoas precisam deste sentimento que dá limites a vida. Uma pessoa que não tem medo de nada, muitas vezes se torna inconsequente. Por outro lado o excesso deste sentimento limita as ações e as iniciativas. Pessoa do elemento água gosta do natural, nada de plásticas e transformações no que é natural.

A víscera que controla a água é a bexiga. O sentimento é a força de vontade e confiança. A patologia que cerca uma desarmonia é a incontinência urinária. Responsável pela iniciativa de projetar planos e estratégia na vida.

Como todo elemento possui as duas essências, o ideal seria um equilibrio entre Yin e Yang. Mas com a desarmonia as características predominam o yin ou o yang.  Assim coloco as características individuais da água Yin e água Yang:

Água Yin

Tem noção do perigo, tem controle sobre a emoção, possui um caráter reservado, calado, observa nuito mais do que fala, odeia discussão, fala diretamente com quem tem que falar, é vista pelos outros como pessoas frias. Pessoas com falta de determinação, pouca ambição (dizendo tá ruim mas poderia estar pior), Timidez exagerada, medo e insegurança. Tendências depressivas. O que pode ajudar água Yin? Estar presente no meio social, não se colocar num pedestal, não andar a margem das pessoas, evitar ficar sozinho, não aceitar tarefas que não pode fazer, não deixar tarefas sem fazer.

Água Yang

É mãe de madeira por isso carrega a personalidade forte, sabe onde quer chegar, gosta de fazer tempestade, não perdoa fácil (carrega mágoas), chega inundando tudo, é explorador, audaz e decidido, criativo, muitas vezes impulsivo e inconsequente (caracteristicas de madeira), tem um medo interior de não dar certo na vida porém não demonstra, medo de perdas, vive sobre constante stress, gosta de ter dominância sobre as pessoas, dentro de casa gosta de ter controle e impor sua opinião. Tende a agressão. Seu desafio é ser amável.

Estas são características dos dois extremos da água, desta forma se você se enquadra em características assim, é hora de procurar se equilibrar. A personalidade da água é amiga, porém o desquilíbrio transforma brisa em tempestade.

Hoje relatei o elemento água. Conseguiu se identificar? Se ainda não se enquadrou nestas características… nos próximos dias iniciarei o elemento madeira. Quem sabe é o seu elemento predominante? Vamos buscar o seu equilíbrio!

Read Full Post »

ACUPUNTURA E OS CINCO ELEMENTOS

Na Medicina Tradicional Chinesa, cada órgão do corpo humano é associado a um elemento. O fígado e os órgãos associados são do elemento madeira; o coração e os órgãos associados  são do elemento fogo; o baço e os órgãos associados  são do elemento terra; os pulmões e os órgãos associados,  são do elemento metal; o rim e os órgãos associados são do elemento água.

Após avaliação e diagnóstico, muitas vezes já é possível identificar qual elemento que se destaca, desta forma, o equilíbrio é ajustado. Cada elemento possui um órgão considerado alvo, assim que conseguimos equilibrar a energia protegemos seu órgão correspondente.

Em seguida, há um pouco sobre cada elemento, leia e tente identificar qual é o elemento predominante em você. Ao identificarmos os elementos das pessoa a nossa volta é possível evitar atritos e discórdias, além de ajudar a descobrir o que é saudável para seu presente e seu futuro. Prevenindo futuras patologias mais predisponentes ao seu elemento. Desta forma, quando observamos características nas pessoas que muitas vezes nos aborrecem,  temos que entender que não é por mal, as características fazem parte da personalidade da pessoa e muitas vezes há um desequilíbrio. O que é preciso então? Aprender como lidar com cada personalidade, e isso você descobre aqui identificando cada uma delas:

5_elementos_l

Read Full Post »

A medicina chinesa, desde a antiguidade até os dias de hoje, permeou por milhares de anos, passou por várias dinastias  chegando à era atual, e continua evoluindo. É uma arte milenar, com conhecimentos profundos e imensos, sendo considerada um dos patrimônios mais ricos da humanidade.

A medicina chinesa é uma arte da ciência natural que relata as atividades biológicas do organismo, modificações patológicas, dando diagnósticos, tratamentos, medicamentos e prevenções.   Preocupa-se muito com o conceito íntegro do tratamento patológico, assim como os métodos de caráter experimental e científico.

Além disso, reúne experiências fabulosas de lutas contra doenças do povo oriental, e já existiam teorias sistematizadas completas, há milhares de anos atrás, como Huang Di Nei Jing. Essas teorias sistematizadas da medicina, durante o seu desenvolvimento, influenciaram muito no trabalho de assistência médica e da saúde da população em geral, como também contribuíram para a medicina moderna, com conhecimentos ímpares.

A medicina chinesa, seja ela do campo teórico, experiências comprovadas, ou dos conceitos preventivos e tratamentos, há sempre um conjunto de princípios sistematizado e organizado.

Read Full Post »