Feeds:
Posts
Comments

Archive for setembro de 2012

Classificada como doença intestinal crônica e psicossomática. Ela afeta o reto
e cólon sigmóide, mas pode atingir o intestino grosso por inteiro. Em crise a mucosa intestinal torna-se vermelha, maciçamente infiltrada por células inflamatórias, coberta de muco e é afetada por micro-úlceras. Além dos sintomas digestivos, apresenta sintomas extradigestivos. Evolui por surtos e ocorrem períodos de piora e de melhora das lesões e sintomas, às vezes durante muitos anos.

Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) a retocolite ulcerativa, assim como as
demais doenças, são tratadas enfocando o organismo como um todo. O emocional-fisiológico são afetados e devem ser tratados porque estão interligados e é conhecida como doença dos líquidos orgânicos do organismo, no intestino. As variações das crises dependem muito da forma da localização e caráter de como a patologia acomete o organismo.

Na medicina ocidental a etiologia da retocolite ulcerativa permanece
desconhecida. O fator genético deve ser valorizado, já que há uma incidência familiar maior que na população geral. Fatores psicológicos são considerados fortes contribuintes e precipitadores da doença na maioria dos casos, mesmo que não possam ser considerados agentes causadores.

Na Medicina Tradicional Chinesa é classificada como síndrome da mucosidade, e possui várias causas. O estresse é um dos fatores emocionais desencadeador dos ataques da retocolite ulcerativa. A invasão externa de umidade, frio e calor, dieta inadequada e emoções violentas são a origem da doença.

O princípio de tratamento é eliminar acúmulo de mucosidade e umidade. Além dos pontos utilizados na acupuntura sistêmica, recomenda-se uma mudança nos hábitos de vida pessoal, profissional e nutricional. Trabalho excessivo e outros excessos devem ser controlados. Sentimentos como frustração, fúria reprimida e ressentimentos devem ser tratados e evitados. Uma dieta nutricional adequada com diminuição ou exclusão de alimentos frios, gordurosos, laticínios e picantes é recomendável. Deve-se evitar o uso de álcool e excessos de doces.

A necessidade de evitar alimentos confortantes como doces e laticínios, muitas vezes já são suficientes para frustrar acometendo ainda mais a doença. Sendo assim a acupuntura de uma forma geral trata o emocional conciliado ao fisiológico, para obter um resultado mais significativo.

Read Full Post »