Feeds:
Posts
Comments

Archive for fevereiro de 2013

A área de atuação da acupuntura é imensa, podendo ser usada em todo e qualquer problema de saúde, desde o mais simples ao mais complexo. A acupuntura tem como objetivo recuperar o equilíbrio energético restaurando a saúde.

O equilíbrio energético proporciona diminuição da ansiedade, melhora do sono, aumento da circulação e absorção de nutrientes, melhora do funcionamento orgânico em geral, não apresenta efeitos secundários nocivos e tem ação preventiva.

Acupuntura para Crianças

As crianças reagem mais rápido à acupuntura e são mais receptivas que os adultos, porque escondem sua fonte energética atrás de menos estratos defensivos. A acupuntura pediátrica tem como diferencial a forma de atendimento da criança e o estimulo usado. Normalmente os estímulos são feitos com massagem, moxa, LASER, acupuntura auricular e cromo acupuntura (uso de cores nos pontos de acupuntura). Esse tipo de estimulo torna o tratamento totalmente indolor.

As crianças maiores que 7 anos apresentam melhor resultado com o uso de agulhas, sendo que bebês e crianças menores de 7 anos respondem muito bem com a utilização do LASER. O tratamento e a freqüência das aplicações variam de acordo com o quadro clinico da criança. A acupuntura preventiva tem como objetivo na criança diminuir a incidência das doenças, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo o equilíbrio energético. O sistema imunológico da criança não está adequadamente preparado o que faz com que ela sofra mais o impacto das viroses, como as respiratórias, intestinais, gripes, ajuda a espaçar as crises de asma, bem como diminuir seus sintomas. A acupuntura utiliza recursos do próprio organismo para restaurar o equilíbrio.

A acupuntura pediátrica pode tratar vários distúrbios como:

•Falta de apetite
•Diarréias
•Agitação (hiperatividade)
•Dificuldade para dormir
•Resfriados
•Asma
•Rinites
•Bronquites
•Cólicas no lactente
•Distúrbios na concentração escolar
•Febre
•Ranger dos dentes, etc

Fonte: Ecco Fibras

Read Full Post »

Atualmente as tecnologias estão presente a todo momento na rotina, seja por computadores, tablet ou celulares. Tecnologia muito prática, porém  sobrecarrega bastante as articulações.

As mídias das redes sociais e jogos online são o passa tempo predileto hoje em dia, sendo assim quando o individuo não está trabalhando esta batendo papo (digitando) ou jogando com os amigos. O que sugere o aumento  de casos ainda na adolescência. Diante de tudo isso, a tendinite hoje, não é mais conhecida apenas como uma doença ocupacional.

O computador tornou-se  imprescindível no dia a dia, seja no trabalho ou lazer. Mas, a praticidade dessa ferramenta cobra um preço: aumenta diariamente a quantidade de pessoas que sofrem de LER-DORT (Lesões por esforço repetitivo e doenças osteo musculares relacionadas ao trabalho) em decorrência do uso excessivo do computador.

No dorso da mão possuímos tendões e pequenos músculos responsáveis por levantar os dedos na hora de teclar. Essa estrutura é bastante frágil que precisa vencer a gravidade a cada letra teclada… se compararmos as estruturas da palma da mão, estas sim são fortes o suficiente para segurar os objetos e estão a favor da gravidade. A tendinite quando compromete a estrutura da palma da mão geralmente é por causa ocupacional, porém atualmente a tendinite que está em crescente são das estruturas do dorso da mão ocasionadas por digitação em excesso.

As medicações geralmente são contínuas para alívio da dor e controle da inflamação, de uma maneira mais natural existe o tratamento com acupuntura.

A acupuntura além de muito eficaz para tendinite, trata o organismo como um todo, equilibrando outras desarmonias que possam estar ocorrendo. Proporcionando o bem estar.

A acupuntura possui um alívio da dor logo no início do tratamento. Uma melhora em torno de 70% nas primeiras 3 sessões (quando a tendinite for aguda – logo no início aos primeiros sinais de dor) e uma semana nas tendinites mais crônicas. A acupuntura atua excitando ou inibindo os neurônios, aliviando a dor e combatendo a inflamação.

Para prevenir ou aliviar os sintomas da tendinite:

– Evite posições viciosas ao trabalhar ou se divertir no computador;
– Tente não repetir várias vezes o mesmo movimento;
– Evite ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos que possam prejudicar o seu fígado; (o Fígado é o órgão que protege os tendões)
– Evite se aborrecer; (a raiva é o sentimento que bloqueia os tendões)
– Não abuse de alimentos gordurosos ou frituras                                                          – Nos intervalos de trabalho, realmente descanse… evite ficar no smartphone  ou tablet digitando o tempo todo.

Fonte consultada: Acupunturista Márcio De Luna, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC).
Informações: www.luna.med.br / www.abarj.com.br ou (21) 2257-3065

Read Full Post »