Cerca de um terço dos adultos têm insônia em algum período do ano. Além disso, a maior parte não tem as oito horas de sono necessárias para o descanso do corpo, dormindo menos de sete horas por noite. Há maneiras de relaxar e a acupuntura pode ajudar a ter uma boa noite de sono de volta.
Há vários tipos de insônia, entre elas o despertar precoce, a dificuldade para pegar no sono e o acordar várias vezes à noite. O ritmo dormir e acordar é determinado internamente no organismo pelo ritmo circadiano, que é muito influenciado pela luz que entra através dos olhos que acaba sinalizando ao cérebro para regular a produção de certos hormônios, entre eles a melatonina.
Existem diversas situações que pode mudar o relógio biológico de uma pessoa. Muitas pessoas dormem a noite toda porém, acordam cansados como se não tivesse dormido nada, nestes casos o sono não está sendo reparador, há necessidade de equilibrar o organismo. Assim cada indivíduo possui uma disfunção específica que dificulta o sono reparador.
A insônia pode causar problemas durante o dia como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade. Além de efeitos colaterais: dores de cabeças, tonturas, quedas na Pressão Arterial, dores no corpo e outros.
A Importância do Sono
Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto ou a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.
O sono e os hormônios
A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH, em inglês, Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após adormecermos, sua função é de ajudar a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Estudos provam que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em conseqüentemente, a fabricação do hormônio do crescimento.
Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono?
A média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Para as crianças, é especialmente importante que seja respeitado um período de 9 a 11 horas de sono, uma vez que, quando elas não dormem o suficiente, ficam irritadiças, além de terem comprometimento de seu crescimento (devido ao problema já mencionado sobre a diminuição do hormônio do crescimento), do aprendizado e da concentração.
Se alguém, adulto ou criança, dorme menos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa não consegue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Então, se alguém – adulto ou criança – não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.
Tratamentos pela Medicina Chinesa contra Insônia.
Pesquisas realizadas pelas universidades do Canadá e Estados Unidos, revelam que a acupuntura é um tratamento bastante eficiente contra a insônia.
Cada tipo de insônia induz a um tratamento e cuidados específicos:
- dificuldade de iniciar o sono tem uma relação direta com Fígado e Vesícula Biliar que possuem os olhos como órgão de sentido, irritabilidade e indecisão: esses indivíduos precisam evitar forçar a vista antes de dormir isto é, ficar na frente do computador, ler um livro, assistir TV. Pois são ações que estimulam os órgão que induzem ao sono. Como também uma alimentação que não exija um trabalho muito árduo do Fígado e vesículas (evitar gorduras a noite)
- sono interrompido: muitas vezes está relacionado com a energia de Estômago, que gera preocupação excessiva, dificultando que a mente acalme e o indivíduo volte a dormir. O excesso de pensar é o causador desta insônia. Um dos bons conselhos além de procurar um equilibrio das agulhas é anotar todos os afazeres ou tudo que está bloqueando o pensamento, pois o seu inconsciente saberá que tudo estará lá anotado quando você acordar, assim isso é excluído provisoriamente da sua mente.
A utilização da auriculoterapia (com agulhas ou sementes) obtendo ótimos resultados. Essas técnicas ajudam a manter o organismo em equilíbrio, aumentando a qualidade de sono e estimula a produção de melatonina, hormônio indutor do sono.
Outra técnica que utilizo para relaxamento é o Haihua, aparelho eletromagnético conhecido como “acupuntura sem agulhas”, bem aceito pelas crianças. Passando por certas áreas do corpo como as costas (por ex.) ele relaxa e trata ao mesmo tempo. Os Florais de Bach são ótimos se a insônia for decorrência de fundo emocional.
Algumas dicas que podem ajudar num sono melhor:
- À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades.
- Faça sopas, legumes cozidos, saladas com queijo branco e vitaminas.
- Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes (“despertam”).
- Prefira os sucos naturais e chás calmantes como a camomila.
- Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.
- Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro
- Pratique exercícios físicos regularmente, para pessoas muito agitadas, evitar exercícios á noite
- Não leia livros estimulantes
- Não leve trabalho para a cama
- Travesseiros: verifique se já estão “cedendo” (aprofundando no meio) se estiver, troque-os.
- Procure usar colchões confortáveis e silenciosos
- Dê preferência àqueles adequados ao seu tipo físico
- Tire da cabeceira o telefone celular e relógios
- Tomar um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar
- Coloque, na água, óleos essências calmantes como cedro, jasmim, lavanda, olibano e sândalo.
- Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono