É importante considerar que a infertilidade influencia no psicológico e social do casal, que se vê incapaz de ter descendentes que possam vir a complementar seus projetos de vida. Não se deve subestimar,sob hipótese alguma, o peso dessa condição no relacionamento dos parceiros
Face à evolução da medicina e ao aumento das alternativas terapêuticas, nota-se um aumento contínuo ao número de consultas às clínicas de infertilidade. Tal fato também é dependente da presença feminina no mercado de trabalho e de suas mudanças no comportamento socioeconômico. Devido à participação da mulher nas atividades profissionais, levando – as a adiar a decisão sobre a gravidez. Isto significa que muitas destas mulheres expressarão o desejo de engravidar ao redor dos 35 anos, fase crítica do começo da diminuição da probabilidade de gravidez.
O aumento da idade da mulher que deseja a gravidez, associado a problemas psicossociais, acentuam o perfil psicossomático caracterizando mulheres muito mais ansiosas, na expectativa de resultados positivos e com menor aceitação das condutas médicas, favorecendo e exacerbando os mecanismos de instalação da endometriose.
Um trabalho de 2010 demonstrou que o método de colocação de agulhas em vários pontos do corpo, pode ser de grande ajuda na linda jornada de ter um filho. O estudo foi publicado no British Medical Journal e revelou um aumento bastante significativo nas chances de sucesso dos tratamentos de FIV, principalmente se a paciente se submeter-se a técnica 30 min. antes da transferência e também após o procedimento, pontos escolhidos: pernas, no baixo abdome, nas orelhas e na região lombar.
2- Infertilidade para a Medicina Tradicional Chinesa
Pode-se verificar que, a investigação das causas da infertilidade envolve fatores hormonais, causas físicas, má formação, entre outras. Há duas concepções clássicas de infertilidade feminina: deficiências congênitas e patologias adquiridas.
A infertilidade causada por fatores patogênicos adquiridos pode ser definida em basicamente três tipos: Plenitudes, Vazio de Qi(energia) e de Xue(sangue).
O tipo plenitude é quando pode ocorrer a obstrução do útero e dos canais energéticos por fatores patogênicos. O tipo vazio é quando há falta de Qi(energia) ou Xue(sangue) e é necessário tonificá- las.
E há ainda as deficiências congênitas que são as alterações anatômicas do órgão sexual feminino.
Os fatores patológicos adquiridos são quando o equilíbrio Yin/ Yang está em desarmonia devido a fatores externos adquiridos com o tempo.
Para a Medicina Tradicional Chinesa a saúde de um indivíduo depende basicamente do sutil equilíbrio entre Yin e Yang. Quando esse equilíbrio esta abalado começam surgir os padrões patológicos (doenças).
Ao restabelecer o equilíbrio entre Yin e Yang é possível eliminar os fatores patológicos e restabelecer a saúde do individuo. Através Além do tratamento com acupuntura dos pontos sistêmicos existem outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa que podem ser utilizadas no tratamento da infertilidade feminina.
Efeitos da acupuntura:
A acupuntura aumentaria a circulação sanguínea no útero (melhoraria as condições do endométrio, incluindo a melhora da perfusão uterina), fator importante para a boa fixação do embrião dentro do órgão; estimularia a fabricação de substâncias que combatem os efeitos negativos do stress, condição que comprovadamente atrapalha as possibilidades de sucesso dos tratamentos; aumentaria a capacidade das mulheres de produzir óvulos (aumentaria o número de folículos produzidos no tratamento de Fertilização in vitro); ajudaria a regular os níveis hormonais e proporcionar maiores taxas de ovulação; beneficiaria mulheres com Síndrome de Ovários Policísticos e ciclos anovulatórios; proporcionaria a melhora quantitativa e qualitativa do sêmen de homens inférteis; beneficiaria pacientes com alterações da tireóide que possam alterar a fertilidade; aumentaria as taxas de gravidez e parto em mulheres submetidas à Fertilização in vitro (FIV).
Provocaria a liberação de beta endorfinas que afetam a secreção de GnRh e consequentemente podem influenciar o ciclo menstrual, a ovulação e a fertilidade.
Indicação:
Para aquelas mulheres que não tem acupunturistas nas clínicas responsáveis por seus tratamentos, aconselha-se a antecipação da sessão para o dia anterior à transferência e que o tratamento comece pelo menos 1 mês antes do dia da fertilização (8 a 10 sessões), já que os efeitos de cada sessão duram de 3 a 5 dias.
A mulher deve iniciar o tratamento com a acupuntura antes mesmo do uso das medicações de estímulo,geralmente 2 a 3 meses antes.
O procedimento só não é indicado depois de comprovada a gestação, pois pode induzir contrações e até um parto prematuro. Além disto, algumas doenças não podem ser tratadas pela acupuntura: pólipo endometrial, o mioma uterino, malformações uterinas, doenças das trompas com oclusão total, que tem tratamento cirúrgico por laparoscopia ou histeroscopia.
- Fraqueza constitucional: Importante causa da infertilidade devido à fraqueza da Essência do Rim. Pode ser causada pela mãe que o concebeu muito velha, a constituição e a saúde dos pais não sendo boas no momento da concepção, etc. Pelo fato de ser a essência do Rim a base para o Qi Pré- Natal, a mulher não pode conceber.
- Excesso de trabalho: longas horas sem repouso adequado e com dieta irregular após muitos anos é a maior causa de deficiência de Yin do Rim (Shen).
- Excesso de exercício físico: o trabalho físico excessivo ou exercício extenuante enfraquecem o Yang do Baço e do Rim, especialmente quando o Útero da menina jovem está em estado vulnerável.
- Atividade sexual excessiva: enfraquece seriamente os Rins e lesa os Canais Ren Mai e Chong Mai e pode causar infertilidade.
- Invasão pelo Frio: Causa muito comum de infertilidade em mulheres jovens. O Frio invade o Útero e os Canais Ren Mai e Chong Mai impedindo fertilização.
- Dieta: Excesso de alimentos e bebidas frios também leva Frio ao Útero. O consumo de Laticínios e produtos gorduroso forma Umidade no Aquecedor Inferior, impedindo a fertilização (bloqueio das trompas de Falópio).
Deixe um comentário