Um elemento bastante intuitivo, a terra é a personalidade mais sensível entre os cinco elementos. É o próprio Yin, é receptiva, caracteriza o desenvolvimneto físico do corpo; o intelecto, a espiritualidade. A terra é um elemento muito importante, pois é o sentimento. O elemento terra permeia todos os outros elementos da medicina tradicional chinesa,: é na terra que está a semente da árvore( madeira), que germina irrigada pela água, o fogo queima a madeira que vira cinza e volta para terra; o metal acumula-se no interior da terra.
O sentimento da terra é a preocupação, está constantemente preocupada com alguma coisa, sua cabeça sempre tem mil coisas, nunca pára nem para dormir. Ser pensante, pensa muito antes de fazer alguma coisa, na verdade é o elemento que pensa nas melhores estratégias, tem as melhores idéias porém se enrola para colocá-las em prática. É o elemento que sempre precisa de alguém para dar um empurrãozinho. Se deixar a terrra fica girando em torno se si mesma e não sai do lugar. Ilustramos esse elemento como o próprio planeta Terra que roda… roda e não sai do lugar.
Não suporta mudanças muito radicais, assim continua trabalhando no mesmo lugar até alguém lhe abrir os olhos e lhe mostrar outra saída! O elemento terra tem muita aptidão para área da saúde que possui um contato direto com pacientes, por sua paciência e sua dedicação com os outros. Por outro lado sofre com os problemas alheios e precisa sempre se equilibrar, para não levar para sua vida a tristeza dos outros.
Adora cuidar, toma conta de todos a sua volta, muitas vezes pensa muito nos outros e esquece de si, anula-se. Porém cobra bastante tal dedicação, é superprotetora, e quer muito uma palavra de valorização. Sempre faz tudo de coração porém o seu íntimo precisa de uma palavra ou gesto de gratidão.
A terra tem como figura a mãezona, carinhosa e companheira que protege, mima cuida. Está sempre preocupada, pronta pra escutar e dar conselhos. As pessoas buscam a terra em momentos difíceis, pois sabe que ela pára o que está fazendo para lhe ouvir. Vive os problemas dos outros.
Gosta de estar por perto das pessoas que se importa, sente-se insubstituível na vida das pessoas. Dedica-se mais aos outros que a si mesma. Importa-se muito o que os outros pensam por isso se cobra muito. A terra fica presa no passado, melancólica. Adora lembrar de histórias da infância e ficar repetindo a frase ” no meu tempo….” É considerada a pessoa querida e boazinha,acolhe de portas abertas, aceita tudo, não sabe falar “Não” e quando escuta “não” dos outros chora e emburra. Personalidade bastante orgulhosa, enquanto não escuta o que quer não sorri.
Mãe de metal e controlada por madeira. A terra detém a sabedoria do tempo e da vida. Pode assumir a figura de pacificador e mediador. Procura o contato físico, o abraço, o toque. O indivíduo de personalidade terra se caracteriza-se por ser: reservado, organizado, pensativo, metódico, cuidadoso, crítico, detalhista, passivo, analítico, carinhoso, com tendência a torna-se obcecado e rígido. A terra tem dificuldade de cortar laços e jogar coisas fora ( amor, afeto, objetos,…)
Perfeccionista ao extremo, gosta de tudo organizado, muito metódica. Assim tem muita aptidão para trabalhos administrativos e finaceiros que exigem orgsanização. Gosta de rotina, sempre as mesmas manias, mesmas comidas. O equilibrio deste elemento reside para nutrir a si próprio, livrar-se do medo, do apego, para poder abrir-se para vida. Deve aprender a passar do pensamento para ação, como se um fosse a continuação do outro.
O órgão alvo é o estômago, baço e pâncreas. Um distúrbio do elemento terra leva a patologias como: alterções digestivas ( gastrites, úlceras,…), disturbios de nutrição (obesidade ou anorexias), edemas, prolapsos e ptose de órgãos, hemorragias. O desequilibrio da terra alterando energia de baço inicia o processo de edemas alterando o ciclo das águas faltando água para o intestino, deixando o elemento terra com constipação intestinal. O baço e pâncreas é responsável pela memorização de dados, durante o estudo e trabalho. Assim sendo se o baço e pâncreas estiver forte, o pensamento será claro, a memória, a capacidade de concentração e a produção de idéias serão boas.
Terra Yin
Sufoca os outros elementos por insegurança da solidão. Faz chantagem emocional: ” cuidei tanto de você, fiz tanto por você…” Vive com o sentimentos aflorados. Machuca-se muito com pequenas coisas, mas para a terra Yin tudo é intenso, transforma o simples em complexo. Mania de inferioridade e perseguição onde tudo acontece com ela: Sente-se vítima eterna da vida!
Muitos pensamentos negativos, dorme demais nas horas erradas, come demais, precocupa-se demais. Tem tendências a transtornos obsessivos compulsivo, isola-se quando contrariada. Problema: adoece sem dar sinais, e adoece pelo emocional.
Seus pensamentos não consegue traduzir nada em ação, seus pensamentos tendem a ser irreais ou simplesmente repetitivos, o que leva a paralização do baço e consequentemente de todo organismo. Tendência a um comportamento ensimesmado, orgulhoso isolando-se. Magoa-se com facilidade e mantém uma postura de que não precisa de ninguém (auto suficiente)
Lição de vida: Aprender a mudar seu padrão negativo de pensamentos por uma estrutura de afirmações positivas. Enfrentar os problemas sem achar que os problemas destróem mais as terras. Os problemas existem para ser solucionados. E as pessoas a sua volta também possuem problemas e não podem viver em sua função! Você pode, você consegue, é capaz de enfrentar tudo basta querer!
Terra Yang
Acha que o mundo gira em torno de si, as pessoas tem que entrar no seu eixo. Mantém um comportamento controlador, enxerido, cuidando de tudo e todos. Intrometendo-se no que muitas vezes não lhe diz respeito. E não percebe o que faz.
Os aspectos negativos ocorrem quando passam a exigir reconhecimento pela sua generosidade. Quando começam a impedir o crescimento e o amadurecimento das pessoas que as cercam, tornado-as dependentes de sua ajuda. Possui uma relação de dívida e culpa com o mundo. Ciúmes de pessoas que possam desequilibrar sua estrutura de dominância. Sendo que essa atitude de aparente dominância é na verdade medo de rejeição.
Lição de vida: Fazer sem esperar algo em troca para evitar frustração. saber seus limites com as pessoas, deixá-las viver para aprender, diminuir a superproteção e dominância. Lembrar que ciúmes é uma dificuldade de aceitação e valorização pessoal.
prima oque vc escreveu é tudo oque eu sou terra ! parabéns pois vc pode ajudar muitas pessoas com suas respostas odorei seu site.